TRABALHAMOS   DESCONTOS PARA ESCOLAS E  CONVENIOS 

 LIGUE OU MANDE MENSAGEM QUE ESTAREMOS A SUA DISPOSIÇÃO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS,  19989943095

Clique no botão abaixo e saiba tudo oque precisa sobre a Avaliação Neuropsicológica

O que é Avaliação Neuropsicológica e para que serve?

A avaliação neuropsicológica pode ser definida como uma investigação criteriosa das funções cognitivas e motoras.

Aspectos como a memória, o raciocínio, a aprendizagem, a inteligência, habilidades visuo-construtivas e também espaciais, a linguagem e a percepção, fazem parte das funções cognitivas apresentadas pelo ser humano.

Quando algum fator altera alguma destas funções, o mais indicado é fazer uma avaliação neuropsicológica o quanto antes para identificar o que pode estar acontecendo e a partir disso estabelecer a melhor forma de tratamento para o problema.

A avaliação neuropsicológica procura detectar de forma precoce a existência de algum distúrbio funcional no cérebro da pessoa que resulte em comportamentos específicos.

Se houver a presença de algum problema que comprometa as funções cognitivas e motoras do ser humano, é através dessa avaliação que se torna possível a identificação do grau de evolução do problema.

O objetivo central da avaliação neuropsicológica é compreender qual a extensão de perdas funcionais para estabelecer um plano de reabilitação com tipos de intervenção específicas para cada caso.

Diante dos resultados verificados pelo procedimento, será possível aplicar um tratamento especializado no paciente de forma que ele consiga lidar com as limitações apresentadas e possa minimizar o efeito delas na sua vida.

Testes da Avaliação Neuropsicológica


Avaliação Geral

Por meio dessa avaliação neuropsicológica geral, o usuário consegue identificar tanto a presença de algum déficit cognitivo, quanto a existência de possíveis deteriorações cognitivas sofridas pelo cérebro, a partir de resultados gerados automaticamente e traduzidos em pontuações médias referentes às habilidades cognitivas avaliadas.

Além disso, as informações obtidas a partir da realização desta avaliação neuropsicológica geral, ajuda o usuário a entender certas desordens cerebrais, alterações de comportamento, transtornos e distúrbios que envolvem a atividade cerebral, bem como permite ao profissional da saúde chegar a um diagnóstico mais preciso, para garantir o tratamento mais adequado ao paciente.

Com a realização desta avaliação neuropsicológica geral, obtêm-se, ao final desse processo, resultados tanto gerais, quanto específicos do nível cognitivo do usuário, onde estes resultados são comparados aos níveis padrões normais correspondentes a cada faixa etária. Dessa forma, é possível garantir a identificação precisa da existência de algum problema cognitivo e o seu respectivo tratamento de maneira simples rápida e eficaz.

Teste de Depressão

Na Avaliação Depressão para tratar a depressão, são analisadas várias habilidades cognitivas diferentes. Essas tarefas medirão as diferentes capacidades cognitivas que possam estar afetadas pela depressão.

  • Área da memória: Memória de curto prazo e memória operacional.
  • Área da percepção: Percepção espacial e percepção visual.
  • Área da atenção:Foco, atualização e inibição.
  • Área da coordenação: Coordenação óculo-manual e tempo de resposta.
  • Área do raciocínio: Planejamento, velocidade de processamento e alteração.
  • O conjunto de habilidades cognitivas é analisado através dessa avaliação e dividido em diferentes partes. As áreas a seguir são as mais afetadas pela depressão:
  • MEMÓRIA: Quando você tem depressão, a amígdala localizada nos lobos temporais do cérebro é afetada. Ela é responsável por consolidar as informações.

    ATENÇÃO: A maioria das pessoas com depressão têm dificuldade para prestar atenção. Uma das razões mais importantes da falta e atenção e da fatiga é a desilusão e a perda de interesse pelo que acontece no entorno.

    PERCEPÇÃO: As pessoas com depressão criam uma percepção distorcida delas mesmas e de seu entorno. A distorção é causada pelo estado emocional, que faz a percepção ser inclinada de acordo com o estado atual da pessoa.

    COORDENAÇÃO: Os movimentos são mais lentos e a coordenação é mais difícil. Isso causa um atraso psicomotor, fazendo que a coordenação seja mais vulnerável.

    RACIOCÍNIO: Existem três maneiras de pensar ou raciocinar quando uma pessoa tem depressão. Algumas pessoas podem sofrer de distorções cognitivas. Em outras palavras, não processam corretamente as informações. O raciocínio é uma das bases do pensamento negativo.

Teste de Alzheimer

A Avaliação Neuropsicológica na Doença de Alzheimer é fundamental, tendo em vista que a sua realização permite a detecção precoce dessa doença, proporcionando a elaboração de um tratamento mais efetivo.

O Transtorno / Comprometimento Cognitivo Leve, CCL, representa uma fase intermediaria que determina se uma pessoa terá o envelhecimento normal ou haverá o declínio para um quadro mais grave indicativo de demência. E as pessoas que apresentam o CCL, geralmente são mais suscetíveis a desenvolver a doença de Alzheimer, bem como qualquer outro tipo de demência.


Teste TDAH

A bateria de testes realizada para avaliação de TDAH é muito precisa, que mostra o nível de comprometimento causado pelo TDAH em cada área cognitiva. Esta avaliação pode ser feita em adultos e crianças com idade acima dos 8 anos.

Nossa avaliação de TDAH está composta por vários blocos de tarefas. Cada uma das seguintes tarefas avaliará uma ou várias habilidades cognitivas que, de acordo com a investigação, podem estar afetadas pelo TDAH.

  • Área da memória: Memória operacional e memória a curto prazo.
  • Área da atenção: Foco e inibição.
  • Área da percepção: Percepção visual.
  • Área da coordenação: Tempo de resposta.
  • Área do raciocínio: Planejamento.